menu close menu

Professor da Academia Viva Vida estreia no triathlon

Provas atraem atletas profissionais e amadores e impulsionam o crescimento da modalidade no estado

DSC_0727

Provas de rua na qual Jean Ramos incentivou alunos e funcionários a participar.

Jean Ramos, instrutor da Academia Viva Vida, é estreante na prova de triatlhon, modalidade esportiva que reúne três provas sequenciais e ininterruptas: natação, ciclismo e corrida. A primeira competição dele acontece neste domingo em Balneário Camboriú no 10º GP Internacional de Triathlon Summer Edition.

A decisão de competir veio após um convite do atleta de triathlon e aluno da Viva Vida Ricelli Cunha a convidou-o para treinar e Jean aceitou o convite.  “Eu faço desse treinamento uma experiência prática para produzir conhecimento e ganhar experiência, por isso, adorei o convite.” Antes a esteira havia sido a primeira companhia de Jean. Ele começou a correr inicialmente para manter a fDSC_0725orma física, depois passou a participar de provas de rua de 5 e 10km. “Essas atividades físicas de rua são algo muito recente e trazem as pessoas para a rua sem a necessidade de rendimento, promovem interação e servem de estímulo para as pessoas melhorarem o condicionamento e a cada prova melhorar seu próprio resultado, foi assim que comecei,” lembra ele.

Assim como Jean, outros alunos começam na esteira para manter a forma física, mas após um tempo procuram misturar os esportes, uma forma de aumentar o desafio e combater o tédio. Mas, nem por isso a academia é deixada de lado. “É imprescindível o trabalho de musculação para prevenir lesões tendo em vista o esporte de alto rendimento, mesmo como atleta amador, o risco é eminente,” ressalta Jean. “Qualquer pessoa pode participar. Para uma boa preparação física, manter na planilha semanal trabalhos de fortalecimento muscular é muito importante. Desde que esteja apto a praticar atividades físicas, liberado pelo seu médico e disponibilize no seu dia-a-dia tempo e dedicação para os treinos, incluindo os finais de semana, qualquer pessoa pode participar, e é isso que quero mostrar.”

Cada dia mais pessoas participam20141012_130810

O crescimento da modalidade é notório, principalmente após sua inclusão como modalidade olímpica nos Jogos de Sidney. Antes disso, a primeira grande competição foi organizada em 1978 no Havaí. Naquela ocasião, a competição tinha o intuito de esclarecer qual dos atletas (nadador, ciclista ou corredor) tinha melhor condicionamento físico e maior resistência.

Desde então o esporte vem atraindo a atenção cada vez maior do público, principalmente dos jovens, devido ao apelo do desafio que as três modalidades que compõem o esporte proporcionam e as longas distâncias que exigem muita resistência. Jean irá competir no Sprint Triathlon, prova com distância mais curta, mesmo assim, não menos desafiadora. As provas de Triathlon são classificadas de acordo com as distâncias percorridas sendo as principais:

  • Sprint: 750 metros de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida
  • Olímpico: 1.5 km de natação / 40 km de bicicleta / 10 km de corrida
  • Meio-Ironman: 1.9 Km de natação / 90Km de bicicleta / 21Km de corrida
  •  Ironman: 3.8 km de natação / 180 km de bicicleta / 42 km de corrida
  • Ultraman: 10 km de natação / 421 km de bicicleta / 84 km de corrida

A modalidade costuma ser realizado em locais abertos: mares ou lagos, ruas e avenidas, sempre com grande público, atraído pela grande competitividade da modalidade. E neste final de semana não deve ser diferente. O público é garantido e a paisagem um cartão postal, a natação acontece em frente a Ilha das Cabras em Balneário Camboriú.

Já no ciclismo, reconhecido como o grande diferencial entre os eventos nacionais de triathlon, os atletas encaram a subida da “Estrada da Rainha” com 18% de inclinação na face Sul e 15% na face Norte. Além disso, o vácuo é proibido nesta prova. Resultado do posicionamento do atleta atrás de outro competidor durante o ciclismo, o vácuo diminui em até 30% a resistência aerodinâmica e por este motivo, a punição prevista é de 3 minutos. A paisagem da orla da praia presenteia os atletas, coroando o esforço anterior do ciclismo com uma corrida em um percurso plano e rápido.

ricelli

Em um dos pódios conquistados pelo atleta, experiência que Ricelli passa adiante.

Próximos desafios

Além do convite, Jean vê em Ricelli a motivação. “Ele é muito disciplinado, segue a risca tudo que é pedido pelos professores.” De fato Ricelli treinou com especial dedicação, após uma grave lesão no joelho em abril deste ano. Para se recuperar, treinou com afinco na Academia Viva Vida. A lesão foi resultado de um acidente que aconteceu à 200 metros de casa quando Ricelli foi atropelado por uma moto. Seu principal objetivo para o ano, o IROMAN, acabou sendo adiado, mas ele voltou ainda mais focado para as próximas competições.

Das duas que participou, Heróis do Triathlon Long Distance 2014 em Caiobá-PR e a V Etapa da Federação Catarinense de Triathlon em Jaraguá do Sul Ricelli foi pódio na sua categoria. “Participo da única maratona de subida do Brasil na Serra do Rio do Rastro esse final de semana. Tenho umas cinco provas já marcadas até dezembrom as meu foco é o Challenge, prova europeia que será dia 30 de novembro. Por tanto, é preparação até lá. Essas provas que estou fazendo servem de treino para o Challenge que é grande foco,” relata Ricelli.

O Mizuno Uphill Marathon acontece dia 19 de outubro na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, considerada uma das mais belas serras do mundo. O percurso tem 42,195 km de subida e 256 curvas. Já o Challenge é a primeira prova na América Latina de um circuito de séries mundiais, ao todo 26, incluindo a maior competição de longa distância do planeta, o Challenge Roth, com mais de 5,5 mil atletas e 220 mil espectadores. A prova acontece em Jurerê Internacional, no norte da ilha de Florianópolis, e terá um percurso rápido (distâncias equivalentes ao meio-iron), plano e com o potencial para marcar alguns dos tempos mais rápidos do mundo.

Custo elevado

Embora fascinante, o triathlon é um esporte muito caro: o custo da bicicleta, dos treinos, das inscrições nas competições etc, tudo isso constitui o triathlon como um esporte de elite. Porém, se você apenas quiser praticar para manter uma boa forma física, um lugar para nadar e uma bicicleta speed ou montain bike de baixo custo devem resolver o seu problema. Mas lembre-se que você deve tomar alguns cuidados para começar a sua prática: inicie com o treino de apenas uma modalidade por dia e faça o treino com intensidade moderada. Deixe um dia por semana como descanso para o corpo e alimente-se de maneira adequado. Seu corpo vai precisar de energia para cumprir os treinos, por isso a alimentação e oito horas de sono são fundamentais para um bom rendimento.

 

 

16 de outubro de 2014 | Sem categoria | 0

Comments are closed.