menu close menu

Pesquisa aponta que o aumento de manequim indica risco mais alto de câncer

 

efeito_peso1_279110112643578O câncer da mama é o tumor que mais acomete as mulheres em todo o mundo. São 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, o Ministério da Saúde estima que sejam quase 60 mil casos novos em um ano. Uma pesquisa britânica mostra que existe uma relação entre o aumento da cintura e o risco de ter câncer de mama.

A obesidade, especialmente a gordura na barriga, é um conhecido fator de risco para o câncer. Este estudo apontou que mulheres que subiram um tamanho de saia a cada década após os 20 anos tinham um risco 33% maior de ter câncer de mama após a menopausa.

Mais de 90 mil mulheres de 50 a 60 anos que vivem na Inglaterra foram acompanhadas. Durante os três anos do período de acompanhamento, 1.090 delas desenvolveram câncer de mama. Cada aumento de uma unidade no tamanho cada dez anos (por exemplo, passar de 38 para 40) a partir dos 25 anos até o período pós-menopausa estava associado a um risco de câncer de mama 33% maior, calcularam os pesquisadores. Subir dois tamanhos de saia no mesmo período representou um risco 77% maior, eles relataram.

Comentando a pesquisa, Simon Vincent, da organização Breakthrough Breast Cancer, disse: “Nós sabemos que 40% dos cânceres de mama podem ser evitados por mudanças de estilo de vida, como realizar atividades físicas regulares e manter um peso saudável.”

“As evidências indicam que as coisas mais importantes que você pode fazer para reduzir o risco de câncer de mama, especialmente após a menopausa, são manter um peso saudável, realizar atividades físicas e diminuir o consumo de álcool”, disse Stansfield.

Fonte: BBC

24 de outubro de 2014 | Sem categoria | Comentários desativados em Pesquisa aponta que o aumento de manequim indica risco mais alto de câncer

Comments are closed.