menu close menu

Proteja a guarda

Ana Karolina está 22 quilos mais magra e com golpes de peso

2web Por Stéphanie Stahl

Guarda fechada, punhos cerrados, movimentação, reflexos, defesas, esquivas e ataques, trabalhando o corpo inteiro. Durante a aula de boxe chinês não se vê lamúrias apenas rostos concentrados e músculos contraídos. A modalidade requer mente focada e funciona quase como uma meditação. O tatame, assim como o mestre, exige respeito. Todos estão atentos as correções dele, Sergio Gonçalves, professor de artes marciais da Academia Viva Vida é quem coordena a aula e a intensidade para cada aluno. O suor escorre, e enquanto isso, as horas passam depressa. Quando Ana Karolina de Souza Baptista percebe, a aula já acabou. Ela não gosta muito da musculação, sente-se em casa mesmo é no tatame.

Assim como Ana, outras mulheres dividem o tatame com os homens. E a diferença de sexo para por ai. A cada aula os golpes ganham mais força e agilidade de igual para igual. Ana começou há dois anos e evolui muito desde então. Quando começou estava focada em competir, mas primeiro precisou passar pela balança, seu principal adversário. “Eu era bem gordinha quando comecei na Viva Vida, mas já treinava boxe chinês em outro lugar e queria competir. Mas com 90 quilos não tinha adversário. Quando comecei a treinar com o Sergio eu percebi que não sabia nada. Precisava perder peso e ganhar técnica,” lembra.

3web
A partir daí, Ana assumiu um compromisso consigo mesma, queria perder peso. E, sua determinação encontrou um aliado: o respeito do mestre.“Um coisa que eu gosto de ressaltar é que a Ana aceitou o meu trabalho sem questionar, fazia tudo pensando em resultado.” E a resposta chegou, aos 24 anos, o corpo de 1,66 ganhou mais agilidade com 22 quilos a menos. Assim como Ana, muitas mulheres procuram o boxe chinês, por ser um aliado de quem quer perder peso. A modalidade tem atraído cada vez mais mulheres, que a cada dia deixam a timidez de lado para experimentar algo novo.“Para treinar o primeiro passo é perder a vergonha, tem que perguntar e tentar. Depois já se começa a ver resultados e perceber que é diferente do que se pensava,”argumenta o mestre. Se o pensamento inicial era de violência, Ana responde: “Só os mais graduados tem contato físico e o que eu mais admiro no boxe chinês é o respeito. No tatame não pode falar palavrão, tem que entrar descalço e tem que cumprimentar todos’’ Sergio prefere separar atletas de rendimento de quem está treinando por saúde e estética. Assim, a procura também1 web aumentou naturalmente. ‘‘Não precisa ter medo. É preciso treinar muito antes de sair lutando,” esclarece Sergio.

A confiança motivou Ana a procurar um trabalho personalizado. “Ela me chamou dizendo que queria um trabalho que desse resultado e condicionamento. Eu quis saber até aonde ela queria ir, quando percebi que ela tinha força de vontade começamos um trabalho de personal trainer, acrescentando musculação ao treino.”A musculação nunca foi a atividade preferida de Ana: “faço esteira e não vejo o tempo passar, no boxe não, passa muito rápido,” mas ela percebeu a importância das duas coisas. “Quero secar e definir. Gosto de fisiculturismo, admiro, mas não quero chegar nesse ponto, quero apenas alcançar o meu melhor.” A mudança no cardápio seguindo a orientação nutricional também foi importante e despertou curiosidade nos colegas. “No meu trabalho sou vista como louca porque como frango e ovo de lanche. Mas as pessoas também têm curiosidade e perguntam como eu consegui secar. Acho bacana, porque de certa forma a gente influencia outras pessoas.’’

Os 90 quilos ficaram apenas na história, assim como os 36% de taxa de gordura. Nem as fotografias que restaram da época são capazes de convencer alguém sobre a aparência antiga de Ana. Hoje com pouco mais de 20% de gordura corporal ela fica feliz com o resultado: “como qualquer mulher me sinto muito melhor agora. Usava 46 de calça e muitas vezes eu chegava às lojas e não tinha o meu tamanho. Hoje uso 38.” Ana perdeu mais de 20 cm de abdômen, 14 cm de cintura e mais de 10 cm de quadril e de coxa.Ela treina de segunda à sábado e domingo faz aeróbio.ana karolina

 

12 de setembro de 2014 | destaque do mês | 0

Leave a reply