menu close menu

Persistência é sinônimo de resultado

Mesmo a pós a cirurgia bariátrica, Domingos Macario Raimundo Junior perde o dobro de peso e circunferência após voltar para a Academia e tudo isso sem ficar flácido. domingos4

            Por volta das 10 horas, Domingos Macario Raimundo Junior, 38 anos, chega à Academia Viva Vida para treinar. Estaciona o carro com facilidade, trazendo as roupas do treino. Domingos já é de casa, treina há muito tempo na Viva Vida. Muito antes da academia se mudar para rua Almirante Barroso, ele já treinava na antiga sede localizada na rua Lauro Muller em Itajaí.
Seu Kiko, apelido de David Russi Junior, 71 anos, assiste a sessão de fotos de Domingos nos aparelhos de musculação e brinca: “Voa super-man”. Em seguida o mestre de boxe chinês, Sergio Gonçalves, também vem cumprimentá-lo, assim como os instrutores Orlando Neto e Luiz Pereira. Domingos é admirado por todos. É um aluno assíduo e dificilmente falta um dia de treino. Mesmo tendo acompanhado sua trajetória ninguém consegue imaginá-lo com quase 50 quilos a mais. Foi nessa época que ele chegou ao auge do sobrepeso e precisou dar adeus a pelada que tanto gostava, estava com 144 quilos.
“Já havia conseguido emagrecer várias vezes, mas tinha vários “picos”, o famoso efeito sanfona. Cheguei a perder 22 quilos, mas em pouco tempo voltava tudo porque tinha maus hábitos alimentares. Passei por um período difícil e tive depressão. Nessa época meu subterfúgio era a comida”
domingos Não havia ternos do seu tamanho, era preciso fazer sob medida. Estava incomodado, mas sem a real dimensão do problema. Foi quando um médico, tratando de sua obesidade previu seu futuro. “A guinada da minha vida foi quando um médico disse pra mim: em 10 anos posso te garantir que uma dessas doenças você terá: ou problemas no fígado, ou diabetes ou pressão alta. Posso garantir que você vai ter pelo menos uma dessas doenças. Foi então que decidi fazer a cirurgia bariátrica. Depois soube que já estava com problemas no fígado em grau 2 e que provavelmente desenvolveria cirrose hepática.”
O procedimento foi realizado no dia 25 de dezembro de 2013. “Sessenta dias depois já estava sem o dreno e podendo comer comida pastosa, aí já deu um UP,” lembra ele. Durante todo o processo ficou seis meses afastado da academia, mas quando voltou já havia perdido 22 quilos através de reeducação alimentar. “Nessa época foi uma briga com a balança, mas consegui perder peso e sem ficar flácido ou sobrar pele. Mesmo após a cirurgia consegui manter a massa muscular. Depois perdi massa gordadomingos2 ganhando massa magra na academia”. Hoje, já são 50 quilos a menos em um ano.
“Perdi muita gordura, principalmente no peito, abdômen e costas. A roupa hoje em dia não serve mais, o terno de 64 passou a ser 52. Foi uma alegria imensa não servir mais minhas roupas,” descreve ele comovido. “As calças, as camisas… tenho que mandar tudo apertar na costureira.” De 147 cm de cintura está 100 cm, de 144 quilos passou a pesar 94 quilos e o IMC de 42 foi para 28. Com tantos números a menos muita coisa mudou, inclusive no trabalho. “Chego muito cansado depois do treino, mas é fisicamente, porque o treino é puxado e me desgasto muito, mas estou animado e pronto para trabalhar.”
Agora o objetivo de Domingos é manter a massa e ganhar cada vez mais definição, ficar com a musculatura aparente e não grande, descreve ele. Além disso pretende continuar servindo como inspiração. “Quero dizer que, o incentivo que dá pra muita gente é imenso. E, posso dizer que dá êxito, porque querendo ou não, se você se dedicar e ter um horário todos os dias para treinar com certeza dá resultado e isso é muito animador.”

antes e depois

11 de dezembro de 2014 | destaque do mês | Comentários desativados em Persistência é sinônimo de resultado

Comments are closed.