menu close menu

Metade dos brasileiros tem excesso de peso

Os dados alertam a necessidade de maior cuidado com a balança,

não apenas por uma questão estética, mas sim por mais saúde.

efeito_peso1_279110112643578Segundo o Ministério da saúde, no Brasil mais de 51% da população tem excesso de peso. Os dados são do final do ano passado obtidos pela pesquisa Vigitel – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Em relação aos anos anteriores o número de pessoas com sobrepeso também cresceu. Um levantamento feito em 2011 apontava que 48,5% da população tinha excesso de peso e em 2006 o índice era de 43%.

O excesso de peso é caracterizado por um IMC – Índice de Massa Corporal maior que 25 kg/m2. Já a obesidade é caracterizada por um IMC acima de 30 kg/m2. (Calcule aqui o seu IMC). Com tantos números nos alertando para a situação o jeito é prevenir e assim evitar não apenas o excesso de peso, como também as doenças advindas dos quilinhos a mais. Propomos uma mudança de hábito.

– Consuma menos gordura saturada: mais da metade da população consome leite integral regularmente, sendo que o ideal, para adultos, é o consumo de leite desnatado.

– Estude mais: a pesquisa aponta que o consumo de alimentos saudáveis tende a aumentar quanto maior a escolaridade da população.

– Acompanhe seu parceiro durante o treino: eles estão melhor do que as mulheres quanto à prática de atividades físicas, 41,5% dos homens declaram praticar atividades físicas no tempo livre. Entre elas, somente 26,5% faz exercícios no tempo livre.

– Consulte um nutricionista: com a orientação necessária fica mais fácil adotar uma alimentação mais saudável e balanceada.

– Comece hoje mesmo a treinar: a prática atividades físicas regulares promove a manutenção e o desenvolvimento das estruturas ósseas e musculares, a prevenção ou redução da tensão arterial, aumenta a capacidade de resposta do organismo para combater o stress, alivia tensões musculares, reduzem a dor, promove bem-estar, melhora desempenho no trabalho e o controle pessoal.

Além disso, o excesso de peso ainda está associado à diabetes, a hipertensão arterial, doenças cardiovaculares e aterosclerose, que constituem importantes problemas de saúde pública. Agende uma avaliação nutricional e física e comece hoje mesmo a mudança de hábitos.

Fontes:

cienciaecultura.bvs.br

g1.globo.com/bemestar

escolapsicologia.com

23 de junho de 2014 | dicas | 0

Leave a reply