menu close menu

Força de vontade

Adelita superou a vergonha e hoje treina confiante. O resultado? 30 quilos a menos.

adelita site           Adelita tinha vergonha de si e achava que a academia não era pra ela. Caminhava 10 quilômetros por dia e buscava horários em que pudesse fazer exercícios de forma discreta, sem chamar a atenção para os seus 102 quilos ou despertar o interesse de outras pessoas.                                  A decisão de mudar aconteceu em uma festa de família em dezembro de 2011. Na época sua casa vivia cheia e sempre havia muita comida. Sua mãe estava tirando fotografias e Adelita pediu uma de corpo inteiro. A mãe tentou enquadrá-la, mas depois da tentativa concluiu: “Minha filha, tu não tá mais cabendo na máquina fotográfica não.” Foi nesse dia que Adelita dos Santos Nunes, na época com 31 anos, dois filhos pequenos e uma agenda de trabalho apertada precisou de muita força de vontade para encarar o desafio de emagrecer. “Passava fome, só agora tenho noção do saudável. Vivia no cha-mado efeito platô,” que é quando as pessoas deixam de comer para emagrecer. “A reação do nosso corpo,” explica a nutricionista da Viva Vida Thanara Spezia, “é entender que estamos em um ambiente hostil, então tudo o que você come ele estoca sob a forma de gordura.”                                                                                                                 Adelita sempre foi uma cozinheira de mão cheia. Mas, a família não estava preparadaadelita2 para uma mudança tão radical. “Eles ficaram sentidos porque eu não comia e acabavam comendo na minha frente.” Conta ela entre lágrimas. “Eu ainda faço comida, amo cozinhar, mas hoje quem costuma receber todos é a minha mãe.” O sacrifício fez com que eliminasse 10 quilos para só depois se sentir a vontade de começar a trei-nar em uma academia. Entrou na Viva Vida em novembro de 2012. “Tinha medo de ser o centro das atenções. Eu tive sorte que peguei a profª Celina no spinning de manhã e a profª Thanara que na época era aluna. Pra mim o mais importante foi o aeróbico de manhã.”

                    Hoje, Adelita acorda às 05:40 arruma seus filhos, faz tudo e dorme as 22:30. “No começo vinha meio de arrasto, mas não deixei de dormir. Também não dormi gorda e acordei magra. É muito fácil acordar pouco antes de trabalhar e comer o que te oferecem. Tenho família, filhos e trabalho, então preciso treinar no tempinho livre, bem cedo e ao meio dia.”  Não almoçar com o marido foi uma renuncia, mas é um apoio muito grande e fez toda diferença. “Meu almoço é um pré e um pós-treino. No dia-dia preparo tudo. Minha pizza, por exemplo, é frango desfiado com tomate, orégano…Eu tenho tudo na minha moto. Consigo visualizar tudo o que vou comer no dia.”

                   Adelita associa esse resultado a três coisas: “Primeiro a corrida. Antes eu não conseguia correr nada, hoje corro pelo menos 45 min que dá uns 7 ou 8km. A corrida me desafia, teu corpo quer parar e tua cabeça diz para continuar. Em segundo lugar o boxe que eu tenho me superado, pensava que o boxe era para homem, mas não é. E por último a musculação que é minha terapia. Final de semana eu corro, tenho um frequencímetro então consigo saber qual é o meu gasto calórico. É tudo uma balança, se você come menos calorias e mais vezes ao dia e gasta calorias, perde peso.”

           Para ela os professores foram essenciais: “a Celina lá atrás, o Will, o antes e depois SITEJean, o acompanhamento com a Geizi, a nutri há uns dois meses com a prof Thana. Também os professores da musculação: o Jean e o Luiz. E, agora também o mestre Sergio e o Mauricio. Outra pessoa que me ajudou muito foi o personal namorado da minha sobrinha. Quero que tu vá comigo ele dizia, ele foi essencial em 2012. E, a herbalife também foi importante no início. E a Jaque, conheci ela em 2013 aqui na academia. Ela pegou na minha mão e disse: tu vai conseguir.

         Hoje, Adelita tem 19% de gordura e já perdeu 30 quilos. “Me sinto uma atleta fitness, só que não,” brinca entre risos. “Me sinto mais organizada, determinada, equilibrada e com muita força de vontade. Agora quero reduzir o percentual de gordura e quero definição muscular. Estou com 72 quilos. As pessoas me olham diferente agora. Antes não notavam minha presença, hoje perguntam de mim e eu respondo, mas eu sempre estive aqui.”

14 de maio de 2015 | destaque do mês | Comentários desativados em Força de vontade

Comments are closed.