menu close menu

Atividade física regular espanta a depressão

Pesquisas indicam que os exercícios podem ser tão efetivos quanto antidepressivos

turma noiteExistem muitos alunos na academia que relatam como eles ganham uma injeção de ânimo ao treinar. Para quem ouve essa frase e está sempre cansado, sem disposição e não costuma fazer nenhum exercício ela soa estranha, mas esse resultado é comprovado.

Existem muitos benefícios relacionados a prática de atividade física como o aumento da disposição, do fôlego, melhora da flexibilidade, autoestima, qualidade do sono, aumenta a frequência e produtividade no trabalho, combate o stress e a indisposição, melhora a capacidade de esforço físico,  aumenta a expectativa de vida, reduz efeitos do diabetes, melhora o sistema imunológico, previne a osteoporose, reduz o efeito de doenças respiratórias, melhora a atividade sexual, o visual, a postura, os músculos ficam mais eficientes, combate o excesso de peso e espanta a depressão.

O exercício físico regular por pelo menos 30 minutos três vezes por semana pode ajudar pessoas a melhorarem o humor. De acordo com os U.S. Centers for Disease Control a prática regular de atividades físicas atenua os sintomas de depressão e ansiedade e promove o bem estar psicológico. Outro estudo realizado pelo American College of Sports Medicine sugerem ainda que a “felicidade pós-exercício” pode durar até 12 horas.

Esse “estado de felicidade” acontece física e mentalmente, por conta da produção do cortisol e da endorfina. Quando realizamos exercícios o coração acelera e a temperatura corporal aumenta, aliviando a fadiga muscular. A hipófise também aumenta a produção de endorfina, dando aquela sensação de bem-estar. O nível de cortisol também sobe durante a prática de exercícios físicos, esse hormônio está relacionado às tensões e vai percorrendo o corpo e estimulando a hipófise a trabalhar em dobro.

25 de julho de 2014 | artigos | 0

Leave a reply